terça-feira, 19 de março de 2013

Games são cultura!

Devido à decisão do governo brasileiro de não considerar jogos como uma forma de cultura, deixando-os fora do programa Vale-Cultura e a polêmica que isso causou, o estúdio de games Square Enix (Latin America) tomou a decisão de presentear a ministra da Cultura, Marta Suplicy, com um CD chamado Distant Worlds: Music from Final Fantasy, que é uma coletânea orquestrada das trilhas sonoras da franquia Final Fantasy escritas por Nobuo Uematsu e um livro no formato artbook com as artes conceituais dos games feitas por Yoshitaka Amano. 



O intuito dos tais presentes foi mostrar que os jogos podem conter um caráter cultural que vai muito além do entretenimento. Junto a empresa enviou também uma carta explicando a importância de tais obras, sem manifestar seus pensamentos em relação à decisão do governo, apenas mostrando que essas obras se estendem para outros meios atingindo conceitos maiores do que uma simples forma de entretenimento.

Confira a carta enviada à ministra Marta Suplicy:


Exmª. Sra. Ministra da Cultura Marta Suplicy:

Nós, da Square Enix Latin America, gostaríamos de presenteá-la com alguns itens de nossa criação para vosso conhecimento e apreciação dos mesmos.

O grupo Square Enix ostenta um amplo portfólio de propriedade intelectual, incluindo: Final Fantasy, que vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo, Dragon Quest, que vendeu mais de 58 milhões de unidades e Tomb Raider, que vendeu mais de 35 milhões de unidades mundialmente. Além disso, temos outros produtos bem estabelecidos como: Deus EX, Hitman, Kingdom Hearts, e o clássico Space Invaders. O grupo Square Enix continua a expandir os limites da criatividade e inovação provendo produtos, serviços e conteúdos de alta qualidade de entretenimento e cultura.

O material que está recebendo contém primeiramente um CD chamado Distant Worlds: Music from Final Fantasy, que é um ábum com a gravação da música orquestral da série de videogames Final Fantasy. O álbum contém uma seleção de músicas dos jogos, compostas por Nobuo Uematsu, e performada pela Orquestra Filarmônica Real de Estocolmo. Foi gravado em Agosto de 2007 no Stockholm Concert Hall, antecedendo a turnê de shows, que se iniciou em Estocolmo em 4 de Dezembro de 2007 e que segue em turnê mundial atualmente, já passando por mais de 40 cidades em todo o mundo.

Segue também um artbook feito por Yoshitaka Amano, com a arte de Final Fantasy baseada na cultura japonesa, chamado Japan. Yoshitaka Amano é um artista japonês renomado, conhecido por seu trabalho como artista, ilustrador de personagens, e trabalhos com teatro e cinema japonês. Ele foi o responsável pela adaptação de Speed Racer para animação, sendo também o criador de personagens icônicos e influentes, como Gatchaman, Tekkaman, Hutch the Honeybee e Casshan. Porém, um de seus trabalhos mais reconhecidos são suas ilustrações para a aclamada franquia de videogames Final Fantasy.

Esperamos que seja de vosso apreço o material que estamos enviando e ficamos à disposição para qualquer contato de vosso interesse.

Atenciosamente,

Square Enix Latin America"

Nós pessoalmente apoiamos completamente a postura da Square Enix e torcemos para que essa ação influencie outros estúdios, empresas e amantes de games, para que façam o mesmo no intuito de mudar a imagem que os jogos eletrônicos têm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário